Notícia

10
jun

Visitas às propriedades promovem a adesão de produtores ao Produtor de Água no Descoberto.

Equipe da Emater-DF e da Caesb levam informações e cadastram novos produtores rurais

Com foco na conservação dos recursos hídricos e na valorização do produtor rural como agente ambiental, o projeto Produtor de Água no Descoberto quer transformar as propriedades da Bacia do Ribeirão Descoberto em exemplos de sustentabilidade. Na última semana, equipes da Emater-DF e da Caesb realizaram visitas para que novas propriedades pudessem aderir ao projeto.

A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Emater-DF, a Agência Reguladora de Águas (Adasa), a ANA (Agência Nacional de Águas), o Secretaria de Agricultura do DF, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA); Saneago, associações de produtores e outros órgãos, objetiva a conservação do solo e da água, a proteção e a restauração da vegetação nativa, e oferece o Programa de Pagamento por Serviços de Proteção dos Recursos Hídricos (PPRH) aos produtores que aderirem voluntariamente aos projetos.

Atualmente, 9 produtores cadastrados já estão recebendo as ações, como cercamento de áreas de proteção ambiental, plantio de mudas de espécies nativas, recuperação de estradas, entre outras. Outros 30 já estão em fase de elaboração do Projeto Individual da Propriedade (PIP), que contempla a situação atual do imóvel rural e inclui as proposições de adequação e melhoria quanto à conservação de água e solo e do uso racional da água na agricultura irrigada.

A adesão ao Produtor de Água é voluntária e pode ser feita por meio de contato com a unidade local da Emater-DF (Brazlândia), ou Prefeitura de Águas lindas de Goiás.

Principais ações realizadas pelo programa

Entre as ações promovidas pelo Produtor de Água no Descoberto, destacam-se:

  • Cercamento e recuperação de nascentes
    Proteção de áreas de nascentes e matas ciliares, com o plantio de espécies nativas e restrição do acesso de animais.
  • Reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs)
    Recomposição da vegetação em áreas estratégicas para controle da erosão e melhoria da qualidade da água.
  • Construção de terraços, curvas de nível e barraginhas
    Técnicas de conservação do solo que reduzem o escoamento superficial, aumentam a infiltração de água e evitam processos erosivos.
  • Implantação de sistemas de manejo sustentável
    Orientações técnicas para práticas agropecuárias que respeitam os limites do solo e promovem a sustentabilidade da produção.

Como participar?

Os interessados em participar do Projeto devem entrar em contato com a unidade da Emater-DF em Brazlândia pelo telefone (61) 3311-9313, ou com a Prefeitura de Águas Lindas-GO pelo telefone (61) 3618-4007. É preciso verificar se a área da propriedade está contemplada pelos Editais de Adesão ao Programa: Córrego Barrocão, Córrego Bucanhão e Córrego Capão da Onça, e sub-bacias: Baixo Descoberto.

Instituições parceiras

São parceiros do Projeto: a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA); o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER/DF); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Cerrados); o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF); o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental). 

Também integram a iniciativa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); a Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO); a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI/DF); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF); a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (SEAPA/GO); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD/GO); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Águas Lindas de Goiás/GO(SEMMA AG);  Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Padre Bernado/GO (SEMMA PB); a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO); a Fundação Pró-Natureza (FUNATURA); a Associação de Agricultura Ecológica (AGE); a Associação dos Produtores Protetores da Bacia do Rio Descoberto (PRO-DESCOBERTO); a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA GESTÃO DE ÁGUAS); o Centro Internacional de Água e Transdisciplinariedade (CIRAT); a The Nature Conservancy (TNC), e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

You are donating to : Greennature Foundation

How much would you like to donate?
$10 $20 $30
Would you like to make regular donations? I would like to make donation(s)
How many times would you like this to recur? (including this payment) *
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
paypalstripe
Loading...