Adasa
Relato Institucional
Enquanto órgão regulador de recursos hídricos, a Adasa busca garantir os usos múltiplos da água sem comprometer a vazão mínima de referência nos cursos d’água. Desta forma, além de atuar na regulação da DEMANDA (por meio de outorgas, resoluções e campanhas de uso racional junto à população), é importante atuar também na OFERTA da água. Sabidamente, a oferta depende de questões mais complexas e fora do alcance da agência, como o ciclo hidrológico. No entanto, uma parte importante deste ciclo (a infiltração da água no solo, em especial) pode ser facilitada por ações de conservação de água e solo, como as promovidas pelo PPA; inibição da impermeabilização do solo; apoio à agricultura sustentável. Além disso, o projeto também pode atuar na redução da DEMANDA uma vez que busca promover, junto aos produtores rurais, a utilização racional da água na agricultura. Essa ação da Adasa se dá por meio de Projetos de Conservação de Bacia, firmados em Acordos de Cooperação Técnica com outras instituições públicas e do terceiro setor.
Algumas das experiências que a instituição pode agregar ao PPA do Descoberto é a experiência da atuação como secretaria-executiva da UGP no Pipiripau; o apoio na elaboração dos Projetos Individuais de Propriedade – PIPs; a articulação com instituições e empresas externas à UGP para colaborarem com o projeto; a mobilização social junto aos produtores rurais; o apoio técnico e logístico para parte das ações a serem executadas; entre outras atividades às quais for demandada.
A Adasa espera atuar como secretaria-executiva do PPA no Descoberto de forma a promover a devida articulação entre os parceiros para gerar os resultados esperados pela missão do Projeto, a saber: “Tornar a bacia do Alto Descoberto referência na produção sustentável de água e alimento”.